EDITAL N. 01/2020

PROCESSO SELETIVO DE JOVENS EMBAIXADORAS ECOWOMEN BOLSISTAS DO PROJETO EDUCACIONAL MULTIDISCIPLINAR ECOWOMEN

A Organização PEACE (Paz, Educação Ambiental e Consciência ecológica) em parceria com o MudArt (Movimento Universidade Arte Transformática) torna público que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de JOVENS EMBAIXADORAS ECOWOMEN BOLSISTAS na modalidade a distância, conforme normas estabelecidas a seguir:

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1.O processo Seletivo destina-se ao preenchimento de 17 (dezessete) vagas para JOVENS EMBAIXADORAS ECOWOMEN BOLSISTAS – ano 2020, conforme este Edital.
1.2. O processo seletivo será regido por este Edital, planejado pela PEACE (Paz, Educação Ambiental e Consciência Ecológica) em parceria com o MudArt (Movimento Universidade Arte Transformática), presente no site do https://ecowomen.com.br/
1.3. O processo seletivo terá validade de seis meses, a contar da data da publicação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério dos responsáveis pelo projeto.

2. DAS HABILIDADES E ATRIBUIÇÕES
2.1 Habilidades e atribuições exigidas para a JOVEM EMBAIXADORA ECOWOMEN BOLSISTA são:
a) Habilidade de liderança para desenvolver um projeto social em sua comunidade;
b) Criar projeto(s) em prol de sua respectiva comunidade, considerando 17 (dezessete) objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, quais sejam:
1) a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e redução da exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais; 2) a segurança alimentar e o acesso a alimentos nutritivos; 3) vida saudável e bem-estar para todas as idades; 4) educação inclusiva e equitativa e de qualidade; 5) igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres; 6) a gestão sustentável da água e saneamento para todos; 7) energia limpa e acessível a todos; 8) promoção de trabalho decente e desenvolvimento econômico sustentável; 9) fomento à inovação, infraestrutura resiliente e industrialização sustentável; 10) empoderamento e promoção da inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica; 11) cidades sustentáveis, seguras, inclusivas e resilientes; 12) consumo e produção responsáveis; 13) ações contra a mudança global do clima; 14) conservação dos oceanos, dos mares, dos recursos marinhos; 15) proteção, recuperação, promoção do uso sustentável dos ecossistemas, florestas, sem perda da biodiversidade; 16) promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, com acesso à justiça e construção de instituições eficazes; 17) fortalecimento de meios de divulgação, tecnológicos e parcerias multissetoriais. c) participar de reuniões, mentorias e orientações gratuitas (100% por meio virtual); d) participar de oficinas gratuitas (100% por meio virtual) sobre: Educação Socioambiental, Economia Circular, Empreendedorismo Consciente, Formas de Solução de Conflitos, Comunicação Não-violenta, Direitos Humanos, Arte como ferramenta de emancipação. e) Realizar com pontualidade, as atividades de sua responsabilidade.

3. DA CARGA HORÁRIA
3.1 A Carga horária do Projeto EcoWomen é de 60 horas, tendo início no mês de Agosto e término no mês de Outubro de 2020.

4. DAS OFICINAS, PALESTRAS E MENTORIAS
4.1. A JOVEM EMBAIXADORA ECOWOMEN BOLSISTA deverá participar de todas as oficinas gratuitas (100% por meio virtual) sobre: Educação Socioambiental, Economia Circular, Empreendedorismo Consciente, Formas de solução de Conflitos, Comunicação Não-violenta, Direitos Humanos, Arte como ferramenta de emancipação; estabelecidas pela Coordenação do projeto.
4.2. As oficinas acontecerão de Agosto a Outubro de 2020, período em que serão ministradas aulas e palestras (100% por meio virtual).
4.3. No mesmo período (de Agosto a Outubro de 2020), serão realizadas mentorias (100% por meio virtual) para orientar as JOVENS EMBAIXADORAS ECOWOMEN BOLSISTAS na elaboração de projetos voltados as suas respectivas comunidades.

5. DAS INSCRIÇÕES 5.1. As inscrições serão GRATUITAS e deverão ser realizadas conforme o disposto no cronograma definido no Anexo I e de acordo com os passos a seguir:
5.1.1. A candidata deve preencher completamente o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO VIRTUAL, disponível no endereço: https://ecowomen.com.br/.
5.1.2. A candidata deve enviar cópia (ou fotografia legível) da documentação exigida a baixo, para o e-mail: ecowomen.projeto@gmail.com (devendo ter como título da mensagem: “INSCRIÇÃO JOVEM EMBAIXADORA ECOWOMEN BOLSISTA + NOME COMPLETO”): a) Documento de identificação com foto; b) Comprovante de residência; c) Comprovante de matrícula (da instituição de ensino atual ou da última em que estudou); d) Autorização preenchida e assinada pelos responsáveis legais, na forma do modelo no Anexo II (apenas para menores de 18 anos de idade); e) Documentos que comprovem os critérios de desempate elencados no item 8 deste edital (apenas se aplicável);
5.2. A não apresentação do comprovante de matrícula (previsto no item 5.2, b), não excluirá a candidata desta seleção, desde que a mesma apresente o documento, no prazo de 30 dias após a reabertura da instituição de ensino, passada a situação de pandemia.

6. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO/ CONCORRÊNCIA a) ser brasileira nata ou naturalizada; ou estrangeira com visto permanente ou visto de trabalho ou de estudo. b) Ter de 13 a 22 anos de idade; c) Se identificar como mulher; d) Estar cursando (ou já ter concluído) o ensino fundamental; e) Ter acesso à internet; f) Ter disponibilidade de tempo. g) Ceder autorização de uso de imagem, voz, e respectiva cessão de direitos por tempo indeterminado para uso em sites, redes sociais, documentário, filmes, revistas, produções científicas, mídia, rádio, TV, dentre outros, nos termos da Portaria N° 01/2020

7. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
7.1 PRIMEIRA FASE (caráter eliminatório e classificatório)
7.1.1. FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: A candidata deve preencher e enviar o Formulário de Inscrição (pelo link no site www.ecowomen.com.br) até 30 de junho de 2020.
7.1.2. PROVA DE REDAÇÃO: A candidata deve elaborar uma Redação (de no mínimo 2.000 caracteres e no máximo 4.000 caracteres , no local indicado no Formulário de Inscrição), até 30 de junho de 2020, respondendo aos seguintes questionamentos: Quais são os seus projetos/ideias para melhorar a situação da sua comunidade quando passar a pandemia do covid-19? De que forma os seus projetos/ ideias estão alinhados com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas? (link no site www.ecowomen.com.br).
§1o Será eliminada a candidata que realizar plágio.
7.1.3. ENVIO DOS DOCUMENTOS : A candidata deve enviar cópia dos documentos descritos no item 5.2 deste edital para o e-mail ecowomen .projeto@gmail.com até 30 de junho de 2020;
7.2. SEGUNDA FASE (caráter eliminatório e classificatório)
7.2.1. ENTREVISTA VIRTUAL: Em 17 de Julho de 2020 será divulgada uma lista no site www .ecowomen .com .br com data e horário em que cada candidata será contactada videochamada (pela plataforma Google Meet), para a realização da Entrevista Virtual (que será gravada e ocorrerá de 20 a 25 de Julho de 2020). Os links de cada entrevista serão enviadas por e-mail e/ou celular da candidata.
7.2.2. As entrevistas virtuais das candidatas serão gravadas para uso na produção do documentário EcoWomen . Será coletada autorização do uso da imagem e voz apenas das 17 Jovens Embaixadoras selecionadas, conforme a Portaria Nº 01/2020

8. DO RESULTADO
Após a realização da segunda fase do processo seletivo, será divulgada a lista das 17 ( dezessete ) candidatas selecionadas . A Classificação das candidatas far-se-á em ordem alfabética a ser divulgada no site www.ecowomen.com.br.
8.1. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
8.1.1. Em caso de empate, terá preferência, a Candidata que, sucessivamente: a) obtiver maior pontuação na prova de Redação; b) comprovar matrícula em instituição de ensino público; c) comprovar ser filha de catador(a) de material reciclável; d) comprovar ser filha de egresso(a) ou de custodiado(a) pelo Estado; 8.1.2. Persistindo o empate, vencerá a candidata mais velha, observando ano, mês e dia de nascimento.

9. DOS RECURSOS
9.1. A candidata que desejar interpor recurso contra o resultado provisório divulgado no site do processo seletivo poderá fazê-lo no prazo previsto no Cronograma (Anexo I), enviando texto (de no máximo 2.000 caracteres com argumentos específicos e objetivos) para o e-mail ecowomen.projeto@gmail.com, com título “RECURSO + NOME COMPLETO”.
9.2. O julgamento da Banca é irrecorrível, salvo em caso de inobservância do Edital ou da Legislação.

10. DOS BENEFÍCIOS À JOVEM EMBAIXADORA ECOWOMEN BOLSISTA a) Adquirir aprendizado para fortalecer e desenvolver novas habilidades; b) Ser Inserida em uma rede de apoio composta por mulheres com reconhecimento nacional e internacional, em suas respectivas áreas; c) Obter certificação internacional como Jovem Embaixadora EcoWomen Bolsista pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil.

Salvador, Bahia, 1o de Junho de 2020.

ANEXO I – CRONOGRAMA