Programa Ecowomen

Embaixadoras

Keila Cristina Costa Barros

Enfermeira pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Docente da graduação e pós-graduação. Enfermeira do acolhimento e classsificação de risco do Hospital Municipal de Rafal Jambeiro. Integrante do Movimento Nacional da População de Rua Núcleo Feira de Santana. Fundadora e Coordenadora do projeto social "Cuidando da Maloca".

Adriana Campos Kimura

Jornalista, escritora e apaixonada pelas palavras. Atua como redatora de branding e consultora de narrativas para pessoas e empresas. Tem 5 anos de experiência com produção e edição de texto, além de ter liderado a criação de cursos sobre narrativas para empresas. Publicou o livro Comprar as Flores Ela Mesma, sobre mulheres na literatura, pela Editora Letramento. Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNESP.

Tatiana Scalco Silveira

Jornalista, especialista em gestão estratégica pública, mestre em política científica e tecnológica. Estou editora de Justiça Ambiental da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada – coletivo de comunicação que apoia a comunicação do Fórum Social Mundial e que atua na defesa dos direitos fundamentais. Apoio, também, o coletivo de comunicação compartilhada da conferência popular por soberania e segurança alimentar e nutricional. Estou diretora geral do Instituto Hori – educação e cultura e vice-presidente do i17. Atuei nos três níveis de governo como gestora. Como planejadora/ consultora, apoiei (entre outros): (i) o planejamento de ampliação da rede estadual de educação profissional da Bahia (2008/2009), (ii) a construção do Zoneamento Econômico e Ecológico da Bahia (2012-2014), (iii) a construção do plano estadual de convivência com o semiárido baiano (2019-2020).

Cecilia Amália Cunha Santos

Procuradora do Trabalho do MPT de Tocantins, Coordenadora da PTM de Araguaína-TO. Vice Coordenadora do GT de Comunidades Tradicionais do MPT. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Leonardo da Vinci -UNIASSELVI. Ex- Juíza do Trabalho do TRT18. Email: cecilia.santos@mpt.mp.br.

Celina Bezerra da Silva

Celina Bezerra é natural do Rio de Janeiro. Formada em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literaturas. Possui Especialização em Educação Inclusiva e em Educação da Infância com Ludicidade e MBA em Gestão de RH. É Escritora de livros infantis com temas voltados à Inclusão. Autora dos livros ""Bruna, uma amiga Down mais que especial"" e ""Sabrina, a menina albina"". Participou de várias antologias femininas e coletâneas. Membro do Movimento Mulherio das Letras Bahia, Sergipe e Portugal. Membro Correspondente da Academia Lítero Cultural do Estado de Sergipe. Em 2019, teve seu projeto de Oficina Literária ""A Casa Colorida"" contemplado pelo Criança Esperança, financiado pela UNESCO e prefaciado pela cantora Ivete Sangalo. Educadora da Rede Pública de Ensino do Estado de Sergipe.

Giulia Santana Santos Vargas Duplat

Jornalista formada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Escritora e autora do romance jovem adulto A Linha de Rumo e do livro-reportagem Vozes, sobre assédio sexual em universidades de sua cidade.

Giovana Silva Lerda

Giovana é formada em mídia & comunicação pela Universidade de Estocolmo e possui mestrados em Política Internacional, pela PUC-Rio e em Mídia & Comunicação global pela Universidade de Estocolmo. Uma Third Culture Kid por natureza, morou no Brasil, Chile, Suécia e Estados Unidos, e trabalhou com comunicação e relações institucionais no setor privado, governo e terceiro setor. Atualmente é gerente de relações institucionais no Consulado Geral da Suécia no Rio de Janeiro. Em seu tempo livre pode ser encontrada fazendo alguma trilha ou na água, remando, velejando, mergulhando.

Teresa Cristina Ferreira de Oliveira

Advogada- OAB/BA; Doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea, Mestre em Família na Sociedade Contemporânea/ UCsal, Mediadora de Conflitos Extrajudicial. Coordenadora da Pós_ Graduação em Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos da Universidade Católica do Salvador/Bahia. Membro da Comissão Mediação, Conciliação , Secção da Bahia. Especialista em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia/ UFBA. Especialista em Família-Relações Familiares e Contexto Sociais- UCSAL. Ex- bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia/ Fapesb; Integrante do grupo de pesquisa Família e Desenvolvimento Humano da Universidade Católica do Salvador/BA, sob coordenação da Draª Lúcia Vaz de Campos Moreira. Docente da Universidade Católica do Salvador; Docente e Orientadora de iniciação cientifica. Escritora e organizadora de Livros.

Carla Freitas dos Reis

Educadora em defesa das infâncias, ativista pelos Direitos Humanos - foco em políticas de redução de dano com pessoas em situação de rua, desigualdade/ violências de gênero , pesquisadora do NUCUS (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades) Mestra em Cultura e Sociedade pela UFBA, Integrante da Marcha Mundial das Mulheres.

Adriana Klinkowstrom

Bióloga, paulistana por nascimento, vivo em floripa-SC ha mais de 20 anos porque estar em contato diário com a natureza "recarrega minhas baterias" e me coloca no ritmo mais equilibrado do meu Ser. Trabalhar no voluntariado , em projetos que acredito, nutre minha crença de que nesta vida temos todos um projeto pessoal e também um serviço planetário com a proposta de cuidar e melhorar nossas relações humanas, com todos os seres vivos e com o planeta como um todo. Cada um no seu tempo e no seu momento, estamos todos juntos com as nossas diferenças e diversidade. Acredito no projeto Ser Humano. Compartilhar saberes e' fundamental para nosso crescimento (emocional, mental e espiritual) e plenitude.

Germana Pinheiro de Almeida Felix

Doutoranda em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica de Salvador. Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica de Salvador (2015). Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2001). Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Católica de Salvador. Professora de Direito Internacional, Direito Previdenciário e Direito de Defesa do Consumidor. Coordenadora da Pós Graduação em Direito Previdenciário no CEJAS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Antropologia, Fronteiras, Espaço e Cidadania (GP AFEC) e do Núcleo de Pesquisa Conflitos, Estados e Direitos Humanos (NP CEDH) pela Universidade Católica de Salvador.

Amanda Müller de Castro

Amanda Müller é musicista, clarinetista, nascida em Porto Alegre, é Doutora em Música (UFBA-2017). Mestra em Música (2015) pela Universidad Simón Bolívar na Venezuela e Bacharela em Música (UFRGS-2004). Entre 2008 e 2013, fez parte do ""El Sistema"", aclamado programa de orquestras venezuelano, onde atuou como instrumentista e professora dos núcleos de tal programa, além de ter sido membro da Academia Latino-Americana de Clarinete. Participou de vários festivais de música no Brasil, França, Suíça, Venezuela e Estados Unidos.Desde 2013 colabora com o Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), com o qual participou das turnês internacionais de 2014 (EUA e Europa) e 2018 (Europa). Desde 2018 é coordenadora do Núcleo de Prática Musical Federação do referido programa. É membro fundadora da Aliança de Mulheres Clar&Sax, associação de clarinetistas e saxofonistas latino americanas e do Coletivo ClarinetAs+ de mulheres clarinetistas e LGBTQUIA+, ambos grupos dedicam-se a tornar visível e fortalecer as produções de musicistas no Brasil e América Latina.

Clara Luisa Braz Silva

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2009). Especialista em Processo Civil (2011), Especialista em Direito Público (2014). Especialista em Docência do Ensino Superior (2015). Especialista em Docência do Ensino Superior Jurídico (2017). Atuou como Advogada da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (2012). Lecionou diversas disciplinas de Direito no Instituto de Ensino Superior, como Direito Ambiental (2012). Instrutora de Yoga pela Art of Living Índia (2016). Instrutora de Respiração pela Arte de Viver Brasil (2017). Formação em Tarô Terapêutico com Terena Cardoso - Arcanos Maiores e Menores (2020). Formação em Tarô Consciência por Arhan - SP - Arcanos Maiores e Menores, Mapa Empresarial. Terapeuta Transpessoal Sistêmica em Formação. Professora de Danças Orientais.

Juliette Robichez

Parisiense radicada em Salvador. Mestre e doutora em direito pela Universidade Paris I – Panthéon Sorbonne (França). Professora de direito internacional e outras disciplinas nos cursos de Direito e Relações Internacionais, em graduação e pós-graduação. Presidente da Comissão de Direito internacional e Relações Internacionais do Instituto dos Advogados da Bahia (CDI-IAB). Coordenadora do livro: "Direito e Cinema Francês".

Raissa Medeiros de Almeida Martins Coelho

Formada em Direito pela UCSal e Certificada pela OMPI – Curso sobre Propriedade Intelectual. MBA em Marketing e Branding pela UNIFACS (incompleto) e extensão em Marketing pelo Internacional Business Program na Georgia State University, Atlanta, Georgia, EUA. Ingressou no mercado artístico em 1998, na empresa da artista Daniela Mercury onde permaneceu até 2009. Em abril de 2005, coordenou em Salvador/Ba, o primeiro Simpósio do Direito do Entretenimento e da Cultura. Assumiu em 2010 a Diretoria de Marketing e Planejamento estratégico da artista Claudia Leitte. Especialista em gestão de conteúdo artístico, projetos culturais, marketing cultural e social, propõem posicionamento das marcas através de entregas relevantes a sociedade com responsabilidade social. Desde 2011 dirige sua própria empresa, a RM Gestão e Promoção de Conteúdo Artístico (fundada em 29 de julho de 2010) prestando serviço para artistas e empresas, tanto para gestão do conteúdo artístico como para planejamento estratégico de Marketing, posicionamento de marcas associado ao Marketing Cultural, coordenação e produção executiva de projetos. Escritora, publicou dois livros, desenvolveu projetos autorais de benfeitoria coletiva na Bahia como o Guia MobiArt e o projeto de incentivo a leitura Livres Livros, por sua atuação em ganhou o prêmio Barra Mulher 2020.

Taís Dórea de Carvalho Santos

Doutoranda em Politicas Sociais e Cidadania pela UCSal. Mestra em Direito Público pela UFBA. Especialista em Educação pela FAMETTIG. Graduação em Direito e Comunicação Social. Advogada. Professora da UNIFACS e Escola Superior de Advocacia. Membro da Comissão de Apoio à Advocacia perante a Justiça Federal e Juizado Federal. Orientadora do Grupo de Pesquisa em Direito Constitucional da LAEJU/BA. Docente em pós graduação e cursos jurídicos.

Thaís Andrade de Sampaio Lopes

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO), área de Meio Ambiente. Doutoranda em Ciências, Energia e Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestra em Meio Ambiente, Água e Saneamento, graduação: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UFBA. Experiência com Ensino e Pesquisa. Atuação na área de Meio ambiente, Gestão ambiental, Saneamento ambiental, Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), Tratamento de efluentes, Gestão de resíduos sólidos, Recuperação de áreas degradadas.

Gilda Gomes

Gilda Gomes CEO Natural de Salvador (BA), é ativista climática, administradora de empresas, com especializações em Turismo Internacional (Faculdade de Antuérpia, Bélgica) e Gestão de Sustentabilidade, Designer de Sustentabilidade e Gerenciamento de Projetos, todas pela FGV. Após diplomação com Al Gore, Prêmio Nobel da Paz e ex- vice-presidente dos Estados Unidos, CEO do Climate Reality Project, criou a The Planet, juntamente com Ricardo Júdice, com proposta de levar transformação social, ambiental e econômica às organizações que precisam implantar sustentabilidade, impulsionando seus empreendimentos com uma nova responsabilidade de desenvolvimento de baixo carbono. Palestrante e consultora, com histórico de atuação em dezenas de organizações e eventos, no Brasil e exterior. Autora de diversos projetos nacionais e internacionais na área de sustentabilidade empresarial e combate ao aquecimento global, com inúmeros cases de grande sucesso, sempre pautados na valorização de marcas, a partir de redução de custos e implementações de fortes diferenciais de mercado.

Andrea Marques Silva

Andrea Marques é uma mulher feminista de 45 anos, com mais de 20 anos na advocacia e no ativismo social. Foi Conselheira da OAB BA por seis anos, atuou como presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e da Comissão da Mulher Advogada. Foi a presidente do primeiro time de futebol feminino oficial de advogadas da Bahia, foi eleita Mulher do Ano pela Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia em 2017, atuando junto às instituições públicas em proteção às mulheres e ao bem-comum social. Foi líder do comitê de Combate à Violência do Grupo Mulheres do Brasil em Salvador Bahia até 2020. Exerce a advocacia trabalhista com ênfase em assédio moral e sexual contra mulheres e é mestranda do PPGNEIM/UFBA com projeto na sua área de atuação.

Tatiana Carvalho de Oliveira

Graduada em Administração de Empresas (FRB); Especialista em Gestão de Pessoas (FTC); Mestranda em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação (GESTEC/UNEB); Administradora Perita; Multiplicadora de Conhecimento em MPEs (FIA); Assistente em Gestão Ambiental (Ceped); Atua como Coordenadora do Núcleo de Estudos em Sustentabilidade Empresarial do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA); Coordenadora do MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis da UCSAL. Docente de Pós Graduação: UCSAL, CIMATEC, Estácio, F2J nas áreas de Gestão, Inovação, Empreendedorismo, Ética e Sustentabilidade; Co-Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso da Pós Graduação da UCSAL; Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios (GEPET/UNEB); Secretária Executiva da Comissão Especial de Meio Ambiente do CRA BA; Instrutora no Senac em Empreendedorismo Sustentável e Atendimento à públicos em Vulnerabilidades; Fundadora do Núcleo de Estudos em Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação do CRA/BA; Membro de Bancas Avaliadoras de artigos e periódicos em Gestão e Educação Ambiental. Diretora de Relacionamento Institucional do Parque das Dunas de Salvador. Conselheira do CRA BA (Mandato 2021-2024). Consultora Voluntária nas áreas de Empreendedorismo Sustentável e Economia Solidária em ONG´s de Salvador e região.

Gleide dos Santos Messias

Mulher negra, Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga; Pós graduanda em Terapia Cognitiva - Comportamental e Violência Doméstica; Auxiliar administrativa. Integrante da Coletiva MuitasPsi ( Desde 2018) e do Projeto de extensão Práticas Integrativas ( UFBA - 2019-2021); Voluntária da Rede Um Grito pela Vida ( Desde 2013) e da ONG Tamo Juntas ( A partir de 2020). Interesse em estudos feministaS, antirracista, relações de gênero e tráfico de pessoas.

Fábia Ribeiro Carvalho de Carvalho

Doutora e Mestre em Direito pelo Programa de Direito Econômico e Socioambiental da PUC/PR. Advogada. Especialista em Direito Empresarial pela FECAP/JUSPODIVM. Já atuou como professora do curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Curso de Direito da Faculdade Pio Décimo e Universidade Tiradentes e professora dos cursos do Programa de Pós-Graduação em Direito Lato sensu da Universidade Estácio de Sá. Ex- assessora jurídica do Banco Bradesco e Itaú. Avaliadora da revista Interfaces científicas. Atuou como Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-SE. Conselheira seccional suplente da OAB-SE. Atua como professora da UNIFTC/UNIBATISTA/UNIVERSO. Presta consultoria jurídica e advoga em Direito Ambiental, socioambiental.

Ângela Patrícia Deiró Damasceno

Socióloga com mestrado em Engenharia Ambiental Urbana e Doutorado em Sociologia. Há 20 anos desenvolvendo atividades de consultoria e pesquisas relacionadas aos temas meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, sob a perspectiva da participação social, das desigualdades sociais e das comunidades tradicionais. Sou praticante e defensora da sororidade. Gosto de poesia, pintura e música. Sou ecofeminista, mulher negra e mãe.

Ivana Roberta Couto Reis de Souza

Sou Brasileira, Procuradora Federal, entusiasta da pacificação social e defensora do direito das minorias. Contém com a minha disponibilidade para auxiliar o que for preciso neste projeto.

Débora Leal Santos de Carvalho

Ariana, apaixonada por tecnologia e inovação guiada pelo mapa da alma, o sonho. Professora de Computação em formação e uma grande entusiasta. Atualmente presido o projeto Centro de Educação e Lazer (CEL) em Camaçari que promove cursos de diversas áreas. Faço parte do Robrigth que tem por objetivo promover um milhão de mulheres programadoras até 2030 junto ao ImTheCode.

Maíra Santana Vida

Advogada; Co-fundadora do AGANJU- Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica/ Coalizão Negra por Direitos; Professora ESA - Escola Superior de Advocacia-BA; Pesquisadora em Direitos Humanos, eixo centrado em relações raciais, liberdade religiosa, gênero e economia solidária; Técnica de Nível Superior da Superintendência de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado da Bahia; Conselheira Estadual da OAB BA; e, Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB BA.

Rúbia Francina de Almeida Zanetini

Rúbia Zanetini nasceu em Capão Bonito-SP, em 1977. Professora de Educação Infantil no curso de Magistério. Tem como vocação a escrita. Foi classificada por dois anos consecutivos - 2019 e 2020 - pelo CNNE, Concurso Nacional de Novos Escritores, tendo seus poemas "Paredes" e "Morada" publicados. Atualmente, faz cursos na área de Desenvolvimento Pessoal com foco em Inteligência Emocional.

Ana Rosa Lins de Souza Silva

Mestra em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Graduada em Ciências Biólogicas/modal. Ciências Ambientais pela UFPE. Atualmente, faço licenciatura em Biologia na UFBA e formação para Terapeuta Transpessoal Transcedental. Apresento especializações em Gestão Ambiental, Auditoria e Perícia Ambiental. Participa do Grupo de Pesquisa Interfaces: Cultura, Ciência e Ambiente na Educação Crítica da UFBA. Co fundadora da Caroá Ambiental. Recebi prêmios intitulados Top Socioambiental e de RH do ano de 2012 na categoria Meio Ambiente, além de Melhores Agentes de orientação empresarial do Projeto Negócio à Negócio do Sebrae. Participei do documentário intitulado "Menina sem Nome". Atua em ações voluntárias na área ambiental e na área da educação em diabetes. Apaixonada pela área de Educação Ambiental, Terapia Transpessoal e estudar o ciclo da vida sob a ótica de várias dimensões.

Luciana Terra Villar

Luciana Terra é advogada especialista em Compliance Cultural e Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, atua com mulheres vítimas de violência há 8 anos e Advocacy em políticas publicas e corporativas. Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Damásio e em Direitos das Mulheres e Violência Doméstica pela Universitá di Roma. Participou do curso “International Women’s Health and Human Rights” da Universidade de Stanford/EUA. É Co- fundadora e Diretora Jurídica do MeToo Brasil, Diretora Jurídica do Instituto Justiça de Saia e Liderança Jurídica do Projeto Justiceiras

Sheila Santos Rolemberg

Advogada. Membra da Comissão de Direitos Humanos da OAB/BA. Doutoranda e Mestra em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL. Pós-Graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Faculdade Guanambi. Bacharela em Direito pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pesquisadora Fundação de Amparo à Pesquisa – FAPESB, com interesse em temas relacionados a direito à moradia, direito à cidade, políticas urbanas fundiárias e habitacionais, movimentos sociais, cidadania e justiça. Integrante do grupo de pesquisa Antropologia, Fronteiras, Espaços e Cidadania AFEC-UCSAL.

Heloisa Andrade de Paula

Heloisa Paula tem graduação e mestrado em Física pela Unicamp, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Compliance, Diversidade e Inclusão pela PUC-Rio. Atuou em marketing digital e no terceiro setor. Participou da criação do programa de diversidade de uma das multinacionais de tecnologia mais premiadas do país. Tem paixão por conhecer e conectar pessoas.

Sara Meireles

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC, no tema “Indicadores para gestão integrada de resíduos sólidos urbanos”. Mestra em Engenharia Ambiental pela UFSC (2015). Engenheira Sanitarista e Ambiental pela UFSC (2012). Servidora técnica administrativa em educação da UFSC, no cargo de Engenheira Sanitarista do setor Resíduos Sólidos da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, coordenou as atividades de gestão de resíduos da UFSC, elaboração, implementação e monitoramento do PGRS e do Plano de Coleta Seletiva Solidária da UFSC. Atuou de 2018 a 2019 como pesquisadora Coordenadora do Módulo Resíduos Sólidos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento da Secretaria Nacional de Saneamento - MDR.

Janary José dos Santos

Assistente social, mestra em Políticas Sociais e Cidadania (UCSal). Servidora do Ministério Público do Estado da Bahia, com atuação na área dos direitos humanos, especialmente defesa dos direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência.

Mônica Neves Aguiar da Silva

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1980), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (1980), graduação em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública da Bahia, mestrado em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Bahia, é professora do Programa de Pós Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da UFBa do qual foi coordenadora no período (2006 a 2010) e de Psicologia do curso de graduação em Psicologia da UCSAL. Coordenadora do Mestrado em Direito da mesma instituição desde 2018. Tem experiência na área de Direito Privado, com ênfase em Biodireito, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, biodireito, alteridade e direitos fundamentais. É membro efetivo da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, da qual é vice-presidente, conferencista e autora de vários artigos e obras na área de atuação.

Larissa Ivo Ramos

Professora, cozinheira, mãe e defensora do meio ambiente. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e gastronomia pela Faculdade Ruy Barbosa. Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduada em metodologia do ensino superior pela Ucsal e gastronomia e cozinha autoral pela PUC-RS. Pesquisadora de resíduos orgânicos alimentares e sustentabilidade - grupo GAMDES - UCSal.

Rianna de Carvalho Feitosa

Rianna de Carvalho é mestre em antropologia social pela UFPB e doutoranda também em antropologia social pela UFRN. Realiza pesquisa na área da antropologia da alimentação, memória alimentar, meio ambiente e políticas públicas.

Maria de Fátima Torreão Espinheira

Doutora em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas pela FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA- 2020 -Mestre em Administração em 1992/12/15 pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em Administração Pública em 1987 pela Faculdade de Administração da Universidade Federal Da Bahia, Pós graduada em Atualização em demografia em 1982/10 pela Universidade Federal da Bahia Faculdade de Ciências Sociais , Concluiu curso em Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana em 1998 pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Postgraduate Certificate em Curso de Especialização em Gestão Integrada das Águas e dos Resíduos na Cidade em 2007 pela Hydroaid - Squola Internazionale dell'Aqua per lo Sviluppo, e pelo Ministério das Cidades. Trabalhou e exerceu diversos cargos na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia e na Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia. "

Iray Maria Galrão

Iray Galrão nasceu em Ubaíra/Ba em 10/01/ 1941. Aposentada do Estado e da Prefeitura de Salvador. No estado, exerceu a função de professora, inclusive de Estudos Africanos. Foi também professora de Religiões de Matriz Africana e de Literatura Infantil nos cursos de Pós-graduação promovidos pela Fetrab e pela Aceb. Atuou durante 25 anos como gerente da Casa do Benim na Prefeitura de Salvador. Escritora de Literatura Infantil, com oito livros publicados, faz palestras e é contadora de histórias, tendo sido agraciada com dois prêmios de Literatura. Mesmo aposentada atua em vários espaços contando suas histórias e fazendo palestras sempre com o foco na pluralidade e diversidade racial.

Embaixadoras de Honra

Cármen Lúcia

Graduação na Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Minas Gerais (1980/1981). Doutorado em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1982/1983). Foi Procuradora do Estado de Minas Gerais. Foi Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (2012/2013). Ministra do Supremo Tribunal Federal - Posse em 2006. Foi Presidente do Supremo Tribunal Federal (2016/2018).

Olívia Santana

Olívia Santana foi eleita Deputada Estadual, pelo PCdoB-BA, em 2018 e presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Alba, em 2019. Foi candidata à Prefeitura de Salvador pelo PCdoB em 2020. Formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciou a vida política em 1988, como presidenta do Diretório Acadêmico de Pedagogia e secretária de Educação e Cultura do Diretório Central dos Estudantes da UFBA. Foi vereadora de Salvador por 10 anos e titular da Secretaria de Educação e Cultura de Salvador. Na equipe do governador Rui Costa, Olívia Santana dirigiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte da Bahia.

Catadoras de Luxo

Annemone Santos da Paz

Eu sou catadora de materiais recicláveis, passo recolhendo do lixo o material que mata a minha fome, já que tiro o meu sustento. Pago minhas dívidas, tenho o dinheiro do meu gás, do meu alimento, enfim, do meu luxo. É um trabalho digno como um outro qualquer. Eu sou agente ambiental, mas estou invisível aos olhos dos poderes públicos.

Ivonete Anjos Ferreira de Sena

Luto por um país melhor, em que as pessoas se respeitem e se amem. Gosto de ajudar sem olhar a quem. O mundo seria bem melhor se um puder ajudar o outro

Maria Cristina dos Santos

Eu sou mulher negra, luto pela igualdade, contra o racismo, pelos Direitos das Mulheres e luto por tudo isso

Celina Jesus Silva

Minha luta é trabalhar. Há um ano estou afastada da Cooperativa, tive dengue ou zika, fiquei inchada, depois melhorei e voltei a trabalhar, mas fiquei doente novamente e tive que voltar a ficar em casa por recomendação médica e tenho que lutar para comprar comida e remédios

Marilene Santos Souza

Defendo as mulheres e o que eu realizo no meu trabalho com Reciclagem

Núbia dos Santos Gomes

Luto por mais humanidade, com mais dignidade, mais respeito pelas mulheres e oportunidades de mostrarem quem são. A empregos, salários dignos, mais espaço para as mulheres pretas de comunidades, para que elas tenham melhores condições.

Sônia Santos

Sou Catadora de material Reciclável com muito orgulho. Eu luto e defendo todos os catadores principalmente os de lixões e os de rua, porque eu sou ex catadora do lixão de Canabrava. Quando fiquei sabendo que o lixão iria fechar, porque a lei não permite mais que se jogue lixo à toa, pois precisamos cuidar do meio ambiente e a natureza não aguenta mais, porém, eles esquecem que nós catadores, temos uma família, temos filhos e muitas de nós somos pai e mãe ao mesmo tempo. Será que alguém sabe o que é acordar e não ter um pão pra dar café aos filhos, pegar um carro de mão, sair para as lixeiras do bairros aventurar o alimento dos filhos que ficaram em casa. Como se não bastasse, ainda somos humilhados por pessoas que se acham mais importantes do que um catador. Já pensou que nós geramos nosso emprego e renda e ainda ajudamos o meio ambiente, porque a natureza não suporta mais! Já pensou se todo esse material fosse para os aterros sanitários, como a sociedade iria sobreviver, como iríamos respirar sem as nossas árvores? Por isso defendo e luto pelo direito de todos nós catadores. Precisamos de coleta seletiva, projetos e inclusão dos catadores de rua, afinal, ser catador de material reciclável, além de ser uma profissão tão importante como qualquer outra, pois o que para uns é lixo, para o catador, é emprego e renda

Luciana Ferreira Arruda

O meu motivo do meu serviço é trabalhar como agente de meio ambiente. Eu adoro meu serviço e eu faço isso para os meus filhos, que tento dar uma vida melhor a eles, coisas que eu não tenho abaixo de Deus. Obrigada

Maria do Carmo Fernandes Braz

Minha luta é ajudar as pessoas, chamar clientes para a Cooperativa, doadores. Gosto de limpeza, arrumação, ordem. Não gosto de bagunça e nem sujeira. Gosto de ajudar o próximo e de compartilhar

Jussara Aparecida Fidencio

Sair para a rua, catar reciclagem, falar com as pessoas. Adoro música, gosto de distrair a cabeça. Ainda sou romântica.

Josélia de Jesus Souza Machado

Me chamo Josélia, sou conhecida como Jô na Cooperativa, tenho três filhos, sou catadora, ajudo as pessoas e pretendo aprender cada dia mais